segunda-feira, 11 de março de 2013

 DESARMAMENTO

Cresce o número de armas apreendidas na 13ª RPM
No mês de fevereiro, variação foi de mais de 50% em relação ao mesmo período do ano passado.
Foram apreendidas 67 armas de fogo na área da 13ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (13ª RPM) no mês de fevereiro, número equivalente a um crescimento de 52,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram retiradas de circulação 44 armas.
Além do empenho dos policiais, o grande número de operações policiais realizadas em fevereiro, também foi decisivo para o avanço no controle de armas. Foram feitas mais de quatro mil operações, muitas delas voltadas exclusivamente para o desarmamento. Ao retirar armas das mãos de criminosos, a população fica ainda mais segura.
Muitos casos resultam de um trabalho de investigação, onde através de denúncias, a Polícia Militar realiza uma operação desarmamento em determinado local.
Foi o que aconteceu em 22 de fevereiro, quando a 4ª Companhia de Missões Especiais apreendeu 12 armas, além de diversas munições no povoado de Palmital dos Carvalhos, zona rural de Senhora dos Remédios. Foram apreendidos 7 rifles de calibres variados e 5 armas de porte,dividas entre os calibres 22, 32 e 38, além de munições de calibres diversos. Todo material foi recolhido e encaminhado à Delegacia de Polícia de Barbacena.
No mesmo dia, em Ouro Branco, militares do 31º Batalhão apreenderam 5 armas de fogo e 126 munições de calibres diversos. Após uma briga no centro da cidade, a Polícia ficou sabendo que um dos envolvidos possuía armas em casa.
Foram apreendidas 1 espingarda calibre 32, 1 cartucheira calibre 28, 2 revólveres calibre 38 e 1 pistola semiautomática 765, além das munições. Os envolvidos foram presos e encaminhados para Delegacia de Conselheiro Lafaiete juntamente com o material apreendido.
Em outros casos, no próprio desenrolar de uma ocorrência, os militares chegam à apreensão das armas. No dia 6 de fevereiro, militares do 38º BPM apreenderam duas armas de fogo no bairro Lombão na cidade de São João del-Rei. Um homem de 24 anos foi preso em flagrante.
Na ocasião, a Polícia viu cinco indivíduos armados que fugiram ao perceber a aproximação dos militares. Durante a fuga, os indivíduos efetuaram disparos contra os militares e um dos autores se desequilibrou e caiu quando foi abordado e preso em flagrante com um revólver calibre 38 carregado com seis munições. Durante a fuga dos outros autores, um deles deixou cair um revólver do mesmo calibre, também com seis munições que foi apreendido.
No dia 15, a Polícia Militar do Meio Ambiente, em patrulhamento pela rodovia MGC 383, km 134, avistou uma caminhonete licenciada em Lagoa Dourada e efetuou abordagem. Na carroceria, os militares encontraram diversas redes de emalhar para uso de pesca.
Já no interior do veículo, foram encontrados: uma cartucheira de cano calibre 20, quatro munições deflagradas também calibre 20, dois facões e dois bornais de cor marrom. Durante a fiscalização, ainda foi localizada uma máquina fotográfica digital de cor preta onde foram encontradas fotografias de um veado campeiro, animal da fauna silvestre, morto, além de vários cães utilizados em caças predatórias. O autor tentou quebrar a câmera com o intuito de prejudicar a identificação de fotos e filmagens.
Diante dos fatos, foi solicitado um mandado de busca e apreensão para a residência do autor em Lagoa Dourada onde após vistoria, foram localizados: 7 armas de fogo, 2 armas de ar comprimido, 3 armas brancas, 41 cartuchos calibre 22 intactos, diversas cápsulas deflagradas de calibres diversos, recarregador de munição, 20 kg de peixe nativo, 1 codorna abatida, 4 armadilhas de captura do animal tatu, 1 gaiola com um pássaro da fauna silvestre (canário cabeça de fogo) sem documentação, grande quantidade de pólvora e chumbo, equipamento para manutenção de armamento e 17 redes de emalhar totalizando mil e oito metros lineares. Todo material foi apreendido e conduzido para a Delegacia de São João del-Rei, juntamente com o autor que foi preso em flagrante.