terça-feira, 17 de julho de 2012

JAGUATIRICA

Filhote pode ter se desgarrado da mãe
Na tarde desta segunda-feira (16/07) um homem procurou o 2ºPelotão de Meio Ambiente e relatou que um vizinho teria encontrado um filhote de Jaguatirica próximo a um canavial na zona rural de Paraíso Garcia, região de Barbacena.
Segundo o Comandante do 2ºPelotão de Meio Ambiente da 13ªCia.Ind.MAT, Sub-Tenente Sobrinho o felino foi recolhido e encaminhado até o médico veterinário para avaliação. Após medicado, o animal será levado à CETA (Centro de Triagem de animais silvestres) gerenciado pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em Juiz de Fora. Durante entrevista o militar ressaltou que é crime ambiental ter esse animal em cativeiro sem autorização do IBAMA, e quem encontrar um filhote não deve criá-lo como um gato doméstico.
Apesar de se parecer com um felino doméstico a jaguatirica tem hábitos completamente diferentes e em algumas situações pode ser agressiva. O centro de triagem (CETA) é um dos locais autorizados por lei a receberam animais provenientes de apreensões do tráfico. Os outros são zoológicos e criadouros conservacionistas. A legislação brasileira não permite posse de animais silvestres por pessoa física, a não ser através de compra com nota fiscal de um criadouro comercial devidamente registrado pelo Ibama. O filhote com aproximadamente 15 centímetros pesa mais de 100 gramas, não apresentava feridas aparentes e se locomove com facilidade.
    
Saiba mais: ‘'A Jaguatirica, ocelote ou gato-do-mato é um felino cujo nome científico é Leopardus pardalis, originariamente encontrado na Mata Atlântica e outras matas brasileiras. Distribuída por toda a América Latina é encontrada também no sul dos Estados Unidos. De hábitos noturnos, passa a maior parte do dia dormindo nos galhos das árvores ou escondido entre a vegetação. Vivem aos pares, o que é raro entre os felinos. As fêmeas têm de um a quatro filhotes a cada gestação. Supõe-se que se reproduzem a cada dois anos. O período de gestação varia de 70 a 95 dias. As fêmeas chegam à idade adulta em um ano e meio, os machos aos dois anos. Em cativeiro estima-se que viva cerca de 20 anos, mas é possível que viva menos na natureza.   
Alimenta-se de mamíferos pequenos e médios, como roedores, macacos, morcegos e outros. Come também lagartos, cobras e ovos de  tartarugas. Caça aves e alguns são bons pescadores. A jaguatirica mede entre 65 cm e um metro de comprimento, fora a cauda, que pode chegar a 45 cm. Pesa entre 8 e 16 kg. Também é chamado onça-pintada, no entanto a onça (Panthera onca) é maior, podendo atingir 2,10m'' .
Foto:Divulgação / 2ºPelotão de Meio Ambiente da 13ªCia.Ind.MAT