quinta-feira, 3 de maio de 2012

EDITAL DA BR-040 ENTRE BHT A RESSAQUINHA

Finalmente o trecho entre capital e Conselheiro Lafaiete será melhorado
Edital está orçado em R$ 115.421.238,32 e inclui ainda projetos em trechos da BR-356, no Anel Rodoviário de BH

Por: Táscia Souza / Tribuna de Minas
Foi publicado ontem, no Diário Oficial da União, o edital para as obras de revitalização da BR-040 entre Belo Horizonte e Ressaquinha, na região das Vertentes. Ao todo, 280 quilômetros da rodovia passarão por intervenções, de acordo com o documento publicado no site do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A licitação foi dividida em dois lotes: o primeiro compreende o trecho entre a capital mineira e o município de Conselheiro Lafaiete, enquanto segundo trecho vai de Lafaiete a Ressaquinha.
A obra inteira está orçada em R$ 115.421.238,32, mas o montante não diz respeito apenas à recuperação e manutenção asfáltica e de acostamento da BR-040. O primeiro lote previsto no edital, no valor de R$ 80.467.913,72, ficará a cargo da jurisdição do Dnit em Contagem e inclui também trechos da BR-356, no Anel Rodoviário de Belo Horizonte. Só a segunda parte da obra, calculada em R$ 34.953.324,60, é que se concentrará somente na rodovia que liga a capital do estado ao Rio de Janeiro e será de responsabilidade da unidade do órgão em Juiz de Fora.
Embora ainda haja expectativa para que as intervenções incluam também a duplicação de alguns trechos da estrada, não há qualquer menção nesse sentido no documento, assinado na última sexta-feira pelo superintendente regional do Dnit em Minas, o engenheiro Sebastião Donizete de Souza, e pelo presidente da Comissão Permanente de Licitação da Superintendência do órgão, Sergio de Oliveira Costa Garcia. Na verdade, o edital prevê "recuperação, restauração e manutenção rodoviária", concentrando-se, principalmente, no pavimento das pistas e dos acostamentos.
A necessidade de duplicação da BR-040, justamente no trecho entre o entroncamento com a BR-356, próximo a Belo Horizonte, e Juiz de Fora, ainda mais no segmento que contorna a cidade de Santos Dumont, foi apontada recentemente pelo Ministério dos Transporte e pelo próprio Dnit como única alternativa para reduzir as mortes e acidentes na rodovia, uma vez que a pista simples e seu afunilamento acarreta perigo para os motoristas.
Os valores previstos no edital são de julho de 2011, já que as intervenções foram anunciadas pela primeira vez em meados do ano passado. A concorrência, do tipo "menor preço", foi marcada para o próximo dia 4 de junho e, uma vez homologado o resultado e efetuado o contrato, a empresa vencedora terá prazo de 720 dias para concluir as obras. Com isso, só no segundo semestre de 2014, último ano das atuais administrações federal e estadual, é que haverá previsão para o encerramento dos trabalhos.
Foto: Arte Final/Jornal Tribuna de Minas- JF