quarta-feira, 28 de março de 2012

Um número reduzido de populares acompanhou na noite desta segunda-feira 26/03 na Câmara de Lafaiete, a reunião pública que discutiu a implantação da integração das linhas no transporte coletivo urbano.
Uma apresentação do projeto foi feita pelo representante da empresa concessionária do serviço do transporte coletivo, Milton Soares. Logo após a apresentação de Soares, líderes comunitários questionaram aspectos do sistema e sua implantação. A escolha do local do novo terminal, a origem dos recursos financeiros para sua construção, sua segurança e as acomodações físicas como banheiros, por exemplo, estavam entre os muitos questionamentos feitos pelos presentes.
 
 
Sobre a escolha do local do terminal Milton Soares esclareceu aos vereadores e ao público que após muitos estudos, e até mesmo por falta de outro local no centro da cidade, a escolha recaiu sobre a avenida Telésforo C. de Resende. Ainda falando de local o representante da empresa afirmou que o terminal que está em construção será temporário e que a ideia da empresa e da prefeitura é transformar a atual rodoviária em terminal urbano.
Esclareceu ainda que o terminal está sendo erguido com dinheiro da prefeitura e da empresa de transporte público.
Participação popular
Representantes do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito, que estiveram na reunião, comunicaram que o sistema de passagem integrada não foi discutido com o conselho.
O vereador Pedro Américo de Almeida, o Pedrinho do PT lamentou o fato. "Fica aqui nosso desabafo. Um assunto tão importante para a comunidade e que não foi levado ao conhecimento e debate no conselho eleito para representar a população".
Abril
Mesmo cercado de muitas dúvidas o sistema de integração do transporte coletivo urbano, que já está em funcionamento em caráter experimental nas linhas que atendem à Fasar, Unipac e ao Distrito Industrial, entrará em funcionamento no mês de abril.
Segundo Milton Soares, a construção do terminal está em fase adiantada e, já nos próximos dias, serão colocados os bancos e a cobertura do espaço. Questionado sobre os estudos para determinar os itinerários de longa distância que irão atender à comunidade, Soares explicou que, desde o fim do ano passado, a concessionária está em entendimento com os presidentes das associações de moradores de Lafaiete buscando a adequação das rotas.
 
O gerente esclareceu ainda que o usuário do sistema de integração bairro a bairro não terá, necessariamente, que desembarcar do primeiro coletivo no terminal de integração do centro da cidade.
 
Desde que sua linha esteja habilitada e ele possua o cartão magnético, o passageiro pode descer em qualquer local e se dirigir ao ponto mais próximo para completar a viagem, sempre respeitando o prazo máximo de uma hora entre o primeiro e o segundo embarque.
 
Gagé
 
Por fim, o gerente de relações externas da Viação Presidente (foto) confirmou que a linha que atende à localidade de Gagé, operada pela empresa Comércio, também fará parte do sistema de transporte integrado. Desta forma, o usuário que pegar o ônibus em Gagé poderá embarcar num segundo veículo pagando passagem única em conformidade com as regras de integração do transporte coletivo de Lafaiete.