Pela preservação das nossas riquezas naturais
PCdoB convida os lafaietenses para discutir a questão das águas no município
EM 22 de março foi comemorado o Dia Mundial da Água. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas [ONU], visa conscientizar a população mundial acerca da preservação dos recursos hídricos. Estima-se que num futuro próximo, a escassez de água desencadeie conflitos e guerras. Em 2050, com o esperado crescimento da população global, o consumo de água deverá aumentar pelo menos 55%. Dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico [OCDE] revelam que -hoje - metade da população mundial não tem acesso à água tratada.
Apesar de vivermos no 'planeta água', apenas 3% de toda a água disponível no mundo é doce. Os 97% restantes são água marítima, salgada e imprópria para o consumo humano. É nesse contexto que o Brasil ganha destaque. Vivemos em um país de dimensões continentais e rico em recursos naturais. Devido a essas características e à sua crescente atuação no cenário internacional, é de grande importância que medidas sustentáveis sejam de fato implementadas.
A qualidade dos nossos rios é questionada. O Rio Tietê, que corta a maior cidade da América Latina - São Paulo - recebe grande quantidade de lixo todos os dias. O mesmo acontece com os outros grandes rios brasileiros, como Paraná, São Francisco e Rio Grande. Não é preciso ir muito longe para confirmar a má conservação de nossa malha fluvial. O Rio Bananeiras, que corta municípios da região do Alto Paraopeba e simboliza a cidade de Conselheiro Lafaiete, recebe diariamente grande quantidade de esgoto e lixo.
Visando conscientizar a população local para a importância dos recursos naturais, o PCdoB [Partido Comunista do Brasil] em Conselheiro Lafaiete, representado pela sua presidente Ana Lúcia, convida todos os lafaietenses para participar ativamente das atividades que o partido, com o apoio da sociedade, promoverá. Com a iniciativa, o partido pretende resgatar e preservar as riquezas naturais do entorno. No último domingo, 25 de março, Ana Lúcia visitou a nascente do Bananeiras, em Buarque de Macedo “É lamentável que a água nasça do seio da terra, cristalina e potável e poucos metros abaixo, já está poluída com parte do esgoto, das residências do Distrito de Buarque, precisamos tomar providências urgentes”, ressaltou.
A presidente local do PCdoB também ressaltou a importância turística da região, as trilhas utilizadas pelos ciclistas e motociclistas, bem como os haras existentes naquela região. Ana Lúcia visitou a Igreja de São Sebastião, padroeiro de Buarque de Macedo. Nesse ano, o tema da campanha da fraternidade está intimamente ligado à questão ambiental: Que a saúde se difunda sobre a terra. Ana comentou que a preservação ambiental de hoje vai garantir a sobrevivência das gerações futuras.
Outro ponto visitado foi o Riacho Ventura Luiz, onde se discute a implantação de uma estação de tratamento de esgoto. O PCdoB alerta a população para os potenciais desastres ecológicos que essa obra poderá trazer às regiões da Água Preta, Santuário e Granja das Hortênsias. A discussão gira em torno do modelo da estação, que deverá ser semelhante ao instalado pela Copasa na Barreira. “A população deve se conscientizar que além dos danos ambientais, os moradores dessas regiões fatalmente sofrerão prejuízos financeiros com a desvalorização dos imóveis”, explica Ana Lúcia, que pretende somar forças com o presidente da Associação dos Moradores de Água Preta, Juninho.