Ambiental resgata 35 pássaros mantidos em cativeiro
Na quinta-feira (07/03), policiais militares do meio ambiente do 4º Pelotão MAT, em Conselheiro Lafaiete deslocaram até à Rua José Balbino chaves, no bairro São Sebastião, onde em contato com o morador da casa confirmou a existência de pássaros da fauna silvestre nos fundos da sua residência. Ao todo 27 pássaros silvestres em cativeiro, sendo eles, 08 canários da terra, 01 sabia laranjeira, 02 tizis, 05 tico-ticos comuns, 04 trinca-ferros; 06 papa-capins e 01 estrelinha, todos sem anéis de identificação e sem autorização do órgão ambiental competente.
Foi dada voz de prisão em flagrante delito ao autor, sendo ele informado de seus direitos constitucionais e até a presença da autoridade policial juntamente com os pássaros, gaiolas apreendidas.
Na mesma data, militares do grupamento de meio ambiente de Piranga, durante patrulhamento na localidade de Rio Melo, zona rural de Rio Espera, foram até uma casa e no local realizaram contato com a mãe do autor que após ser cientificada do motivo da presença da equipe confirmou a existência de pássaros da fauna silvestre brasileira em sua residência autorizando a entrada no domicílio.
No interior do imóvel constataram a existência de 06 pássaros pertencentes a fauna silvestre brasileira presos em 05 gaiolas sem registro ou autorização do órgão ambiental e duas armadilha para apanhar tatus, sendo os pássaros 02 Trinca-Ferros, 01 Coleiro, 01 Estrelinha e 02 Maritacas.
Ainda em atendimento a equipe compareceu na localidade de Canto Rio/Rio Melo, onde encontraram em uma residência 02 pássaros da fauna silvestre brasileira mantidos em cativeiro sem licença, sendo 01 Estrelinha e 01 Trinca-Ferro.
Não foi apresentada relação de passeriformes e nenhum documento de procedência dos animais. Diante do detectado, foi feita apreensão de todos os pássaros, os quais serão encaminhados ao IBAMA.
Foto: Divulgação PMMG