Na zona rural de Presidente Bernardes, nesta quinta-feira dia 12 às 13h30, militares do GPMAMB de Piranga, pertencentes ao 4ºPelotão de Meio Ambiente e Trânsito de Conselheiro Lafaiete, durante patrulhamento e policiamento preventivo de meio ambiente a guarnição compareceu na localidade denominada Mato Dentro, na residência do autor onde constataram que ele mantinha em cativeiro onze (11) pássaros da fauna silvestre brasileira, sendo dez (10) do espécime trinca-ferros e um (1) do espécime estrelinha.
Do total de pássaros, quatro (4) trinca-ferros e o estrelinha estavam sem anilhas, não constavam na relação de passeriformes apresentada e não tinham registro. O cidadão infrator ao ser indagado acerca da possível manutenção de armas de fogo em sua residência, bem como da utilização de armadilhas para a apanha de pássaros e ou caça clandestina, informou que não pratica caça, nem apanha de pássaros, porém possuía uma espingarda do tipo polveira que era do seu falecido pai, vindo a entregá-la de forma espontânea.
Diante dos fatos e da situação foi dada voz de prisão em flagrante delito ao cidadão infrator, pelos crimes de posse ilegal/irregular de arma de fogo de uso permitido e manutenção de pássaros da fauna silvestre brasileira em cativeiro sem autorização/registro junto ao órgão ambiental competente. O cidadão infrator foi conduzido até a delegacia de polícia civil.
Por: 3ºSgt.Madeira