quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

INFORME:

Hospital e Maternidade São José implanta medida para atendimento de Urgência
O Hospital e Maternidade São José implanta a partir do dia 10 de fevereiro,  o Protocolo de Manchester, que tem em sua metodologia de trabalho o atendimento rápido de identificação dos doentes que recorrem ao Serviço de Urgência, permitindo atender, em primeiro lugar, aos doentes mais graves, e não necessariamente quem chega primeiro. Assim, por meio do documento, o cidadão que chega ao serviço de saúde, é encaminhado para um setor de triagem, onde é atendido por enfermeiro incumbido de fazer algumas perguntas sobre o motivo da ida à urgência. O profissional de saúde observa o doente, de forma rápida e objetiva, atribuindo um grau de prioridade clínica ao atendimento. Isso leva à identificação do doente com uma cor até a primeira observação médica.
A medida  a ser implantada atende ainda  ao convênio assinado entre o Hospital Maternidade São José e a Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais para ser referência no atendimento de urgência regional por meio SAMU – Serviço de Assistência Móvel de Urgência nas especialidades de anestesia, cirurgia geral, traumato-ortopedia, clínica geral, obstetrícia.
O Protocolo de Manchester é um sistema de Classificação de Risco, que é determinado, conforme o grau de urgência no atendimento usando cores vermelho, laranja, amarelo, verde e azul.
VERMELHO /LARANJA – EMERGÊNCIA ( Atendimento IMEDIATO).
AMARELO – URGÊNCIA ( Prioridade sobre os pacientes VERDE, será encaminhado ao consultório ou sala de observação).
VERDE – Sem risco de morte imediata ( atendimento após VERMELHO/LARANJA e AMARELO).
AZUL – Quadro crônico sem sofrimento agudo (pode ser encaminhado à Unidade Básica de Saúde ou Serviço Social. O Atendimento será após o VERMELHO/LARANJA, AMARELO E VERDE.
O Protocolo de Manchester faz parte da política de acolhimento e humanização hospitalar onde a classificação de Risco é uma reversão da lógica do atendimento por ordem de chegada, possibilitando a identificação/priorização das pessoas em situação de emergência/maior risco e vulnerabilidades.
A implantação da medida objetiva humanizar o atendimento, classificar, mediante o protocolo, as queixas dos usuários, visando identificar os que necessitam de atendimento médico mediato ou imediato, construir os fluxos de atendimento na urgência/emergência.
O Hospital e Maternidade São José que já trabalha com foco nas questões ligadas à humanização já se preparou para a nova forma de atendimento, pois todos os enfermeiros de nível superior que trabalharão no setor já estão devidamente capacitados para o atendimento nas condições determinados pelo protocolo, incluindo os quatro novos profissionais que foram contratados.

 Informe