sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

                                                              CSN E NAMISA

Empresa inicia um Programa de Capacitação Profissional
A CSN e a NAMISA deram início à 4ª edição do Programa Capacitar. Um programa voltado para capacitação profissional que formará 220 novos profissionais para atuar na área de mineração. Asinscrições acontecem de 6 a 8 de fevereiro, no Centro de Educação Tecnológica (CET) – Rua Dom Pedro I, Centro Congonhas das 9h às 19h. A prova de seleção será realizada no dia 25 de fevereiro.
Serão aplicadas questões de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais. Os cursos oferecidos são de: Operação de equipamentos de mina (caminhões e máquinas auxiliares), Operação de equipamentos de usina de beneficiamento, Eletromecânica de equipamentos de mina e usina (mecânica e elétrica). As aulas serão realizadas no CET.
Para participar do programa, é necessário idade mínima de 18 anos e ensino médio completo. Paraaqueles que optarem pelo curso de Operação de Equipamentos de Mina, é necessário, ainda, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Após o resultado da prova, os candidatos serão avaliados em dinâmica e entrevista de grupo, avaliação psicológica, avaliações médicas. A seleção será feita por classificação dos melhores colocados.

Todas as etapas são classificatórias e eliminatórias. Na última edição houve mais de 1,4 mil inscritos. O programa já capacitou mais de 550 jovens de Congonhas e região, dos quais até o momento 80% foram efetivados na mina de Casa de Pedra e na NAMISA, sendo outros ainda em treinamento prático. O objetivo desse programa é dar qualificação à mão de obra da cidade e da região para atuarem na CNS e NAMISA. Além, é claro, de fortalecer economicamente a região.
Com duração de um (1) ano, o curso é dividido em três fases, sendo a primeira fase teórica com duração de dois meses e aulas no período noturno. A segunda fase, com duração de dois meses, compreende teoria e prática, sendo quatro horas práticas na parte da manhã ou tarde e quatro horas teóricas em horário noturno. Nessa fase, o estudante já terá um vínculo com uma das empresas. Na terceira fase, que é apenas a prática, o período de aprendizado será de oito meses e aqueles que forem bem sucedidos poderão ser efetivados na CSN ou na NAMISA.
Os alunos receberão uma bolsa pra custear os estudos e incentivá-los a continuarem a formação. Contará ainda com benefícios como plano de saúde, cartão alimentação, transporte, uniforme, plano odontológico e seguro de vida. Esse programa é considerado pelas empresas um sucesso e uma forma de colaborar cada vez mais com o desenvolvimento de Congonhas e região.
Foto: Logomarca/ Divulgação Online